Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Al-Chaer: Rumos




Espero que tenha conseguido, de um modo geral, fazer-vos ver que este tema é muito engraçado, não só pelo grafismo que apresenta, mas também pela maneira como o poeta dispôs as palavras de modo a criar a imagem e a maneira como construiu o poema e, em aluns casos, lhe deu som. Todos estes aspectos, na minha opinião, tornam o poema mais brilhante.
Acho que a análise de um poema pressupõem uma  certa disponibilidade assim como capacidade interpretativa.
Penso que os meus objectivos ficaram claros, com a introdução que eu apresentei inicialmente, e acho que os cumpri.
Apresentei-vos cinco poemas visuais muito simples, mas á medida que vamos lendo-os apercebemo-nos de pormenores que são fundamentais para a interpretação destes poemas. Acho que «não é só deitar da boca para fora»  como se costuma dizer, temos que formar a nossa opinião, mas esta tem de estar de acordo com o que o poeta quereria transmitir com este tipo de poemas.
Espero que tenham gostado da visita, que tenham concordado com a minha opinião, se não, estou aberto a sugestões e todos os comentários são bem vindos.

                                                                   Atenciosamente,
                                                                        Eduardo

1 comentário:

  1. Na minha opinião este tão referenciado poema visual traduz de um modo muito simplório mas eficaz a vida de uma pessoa e de um poeta em especial. Vê, -se que desde a leitura a partir do topo segue-se uma sequência muito rígida, mesmo no sentido das setas que constituem as letras até ao momento em que se dá um desalinhamento, em que começam a cair letras e a ficar viradas do avesso. Pode transmitir a ideia da vida de um poeta na medida em que a vida de um poeta, semelhante à de uma pessoa, dita normal, é constituída por altos e baixos e baixos e altos, por quedas, por desespero, alegria, euforia, mas com um poeta é diferente pois estas emoções são a sua força motriz, são a sua gasolina, são elas que dão emoção ao poema e lhe dão beleza, na forma como ele preserva, usa e aplica as palavras. Pode ser interpretado por vezes como uma vida de falhanços mas também pode ser de vitórias no momento a seguir. A vida de alguém é também servida por estes altos e baixos, estes sobe e desces.

    ResponderEliminar